“Conosco, não por nós”: Tema trabalhado em 2023 lembra que pessoas com síndrome de down devem ter autonomia

Publicada em 21/03/2023 13:17

No dia da conscientização de Sindrome de Down, CMI lança podcast com ipatinguense que defende a autonomia na vida das pessoas com deficiência

Nesta terça-feira, 21 de março, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. A discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social também é uma das finalidades.

Para dialogar sobre o tema, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Avelino Cruz (PP), gravou um podcast para falar sobre o tema com Ana Paula Calais, que tem a síndrome.

Este ano, o tema do movimento down é "Conosco, Não por Nós". A ideia estabelecida diz respeito à autonomia das pessoas com down, que podem precisar de ajuda no dia a dia.

“Às vezes, a gente acha que é mais rápido e prático fazer as coisas por elas. Mas, desse jeito, nunca vão aprender a agir com autonomia e independência. É por isso que só devemos dar apenas o apoio necessário e ir diminuindo-o cada vez mais. Lembre-se sempre de envolver seu filho ou seu estudante em tudo, não faça as coisas por eles, mas com eles”, cita a campanha deste ano.

Fala que é reiterada pela nossa entrevistada de hoje, no podcast, uma vez que Ana Calais deixa sempre claro que é capaz e que quer fazer, ela mesma, as coisas como trabalhar, ter vínculo empregatício, ter uma vida “normal”. Para narrar seu cotidiano e ajudar outras pessoas na mesma condição, Ana criou um canal no Youtube e no Instagram para falar, entre outras coisas, de autonomia.

Mais - A criança que possui a síndrome de down tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Há três tipos diferentes de trissomia do 21: trissomia 21 livre, trissomia 21 em translocação e trissomia 21 em mosaicismo.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down. No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com down é de aproximadamente um para cada 700 bebês.