Projeto de lei institui "Semana de Conscientização do Lixo Zero" em Ipatinga

Publicada em 24/03/2023 12:54

Projeto de lei institui "Semana de Conscientização do Lixo Zero" em Ipatinga

Se sancionado,  Ipatinga passará a adotar no mês de junho uma semana de atividades para conscientização e redução do lixo no município

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, em segundo turno, o projeto de lei (PL nº29/23) de autoria do vereador Zé Terez (PSL), que institui no município a "Semana de Conscientização do Lixo Zero". A iniciativa visa estimular ações sustentáveis e promover a educação ambiental em prol da redução do desperdício e da geração de resíduos sólidos.

O projeto de lei prevê que a "Semana de Conscientização do Lixo Zero" seja realizada anualmente, na primeira semana do mês de junho, com atividades voltadas para a conscientização da população e o engajamento dos setores público e privado em práticas sustentáveis. As ações planejadas incluem palestras, oficinas, debates, mutirões de limpeza e campanhas de reciclagem.

Zé Terez ressaltou a importância de ações como essa para a preservação do meio ambiente e a construção de uma cidade mais sustentável. "O objetivo é estimular práticas de consumo consciente, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, além de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas que garantam a gestão adequada do lixo", afirmou o vereador.

Segundo o parlamentar, a "Semana de Conscientização do Lixo Zero" também pretende engajar escolas, universidades, empresas e a sociedade civil, incentivando a realização de projetos e atividades que possam contribuir para a redução do volume de lixo gerado no município. A ideia é que, por meio de ações conjuntas e compartilhadas, “se possa atingir um futuro mais sustentável e responsável”.

“A aprovação do projeto de lei é um passo importante para a cidade de Ipatinga, que enfrenta desafios significativos relacionados à gestão de resíduos sólidos e ao impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado de materiais”, diz.

Agora, o projeto de lei segue para a sanção do prefeito, que tem 15 dias úteis para se manifestar. Se sancionado, a "Semana de Conscientização do Lixo Zero" será incluída no calendário oficial de eventos do município de Ipatinga.

Imagem: Diário do Aço