Evento de conscientização sobre autismo une Câmara Municipal de Ipatinga e Vale em ação educativa

Publicada em 18/04/2023 16:25

Passeio de trem e visita a escola marcam a iniciativa que busca informar a população, no mês de conscientização da causa, sobre o transtorno do espectro autista

A Câmara Municipal de Ipatinga e a empresa de mineração Vale promoveram ontem (17) um evento especial com o objetivo de conscientizar a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA).

A ação ocorreu na Estação Ferroviária de Ipatinga e contou com um passeio de trem até a cidade mineira de Belo Oriente. Lá, os parlamentares e o representante da Vale visitaram a Escola Municipal Hilda Morais, onde abordaram o tema com os alunos.

Durante o passeio de trem, vereadores e representantes da Vale conversaram com os passageiros e distribuíram uma cartilha contendo informações e leis municipais sobre o TEA. Uma das passageiras, Nair Cristina, compartilhou sua opinião. "O autismo é algo que a sociedade precisa aprender a conviver para poder fazer a diferença na vida de quem possui o transtorno. Isso é o mais importante.”

O presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, destacou a importância da ação conjunta. "É fundamental que instituições públicas e privadas unam esforços para promover a conscientização sobre o TEA e garantir o bem-estar e a inclusão dessas pessoas na sociedade. E a Câmara Municipal de Ipatinga tem tido sempre esse assunto na pauta, seja por meio de projetos de lei, audiências públicas, ações de fiscalização ou parcerias, como esta com a empresa Vale."

Ao chegar ao município de Belo Oriente, vereadores e representante da Vale foram recebidos por alunos da Escola Municipal Hilda Morais

Avelino da Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, ressaltou a importância da iniciativa. "Estamos levando informação a um grande número pessoas, uma oportunidade de explicar de uma maneira bem simples, com panfletagem e vídeo informativo, sobre o transtorno, para que haja o diálogo de acolhimento”.

Vanessa Tavares, gerente de Relações Institucionais da Vale, também comentou sobre a parceria: “Hoje estamos aqui em parceria com legislativo municipal para que possamos levar mais conhecimento sobre o autismo à comunidade e aos usuários de trem.  É o nosso papel enquanto empresa privada ter essa visão.”

Após a visita à Escola Municipal Hilda Morais, o grupo retornou a Ipatinga, realizando novamente a divulgação e compartilhando conhecimento com os passageiros.

Imagem em destaque: Vereadores Ley do Trânsito e Avelino da Cruz distribuem uma cartilha e conversam com passageiros sobre o tema