Escola do Legislativo apresenta trabalhos de 2023 à Secretaria de Educação

Publicada em 05/05/2023 16:33

Escola do Legislativo apresenta trabalhos de 2023 à Secretaria de Educação

Além dos projetos já consolidados, o órgão da Câmara de Ipatinga pretende trabalhar a cidadania com os alunos do ensino fundamental I

Representantes da Escola do Legislativo se reuniram nesta sexta-feira (5) com a secretária municipal de educação, Patrícia Avelar, para discutir os trabalhos propostos pelo órgão da Câmara de Ipatinga para este ano. A reunião é crucial para assegurar que os projetos de educação cidadã programados não se sobreponham a outros no calendário escolar.

De acordo com o presidente da escola, vereador Avelino da Cruz (PP), "a Escola do Legislativo não pretende competir com eventos já existentes no calendário escolar. Ao contrário, buscamos envolver os alunos de maneira que não seja um ônus para eles, mas que agregue à educação já proposta pela escola", afirmou Avelino.

A diretora da escola, Marli Teixeira de Andrade, disponibilizou o calendário de todos os eventos programados, incluindo as reuniões da Câmara Mirim. O tema escolhido para ser trabalhado com os alunos será a saúde mental.

"A saúde mental dos jovens será abordada entre os alunos que participam da Câmara Mirim, como parte do projeto. Este ano, diante do elevado número e incidência de atos violentos, precisamos reforçar que alunos sem conflitos facilitam o aprendizado e a convivência escolar. Portanto, nosso plano de trabalho incluirá este tema", explicou Marli.

A secretária defendeu que o tema foi muito bem escolhido, uma vez que a própria Secretaria de Educação está lançando um novo projeto de acolhimento dos alunos e envolvimento familiar para mediar conflitos e produzir um diagnóstico que promova um ambiente escolar mais saudável e seguro.

"Coincidentemente, a saúde mental tem recebido muita atenção da Secretaria de Educação. Nossa intenção é promover a cultura de paz nas escolas, por isso todas as escolas do município serão contempladas com encontros cujos temas incluirão como lidar com frustração, como conflitos fazem parte da vida e a importãncia da rejeição à violência, entre outros", comentou Patrícia.

Novidade -  Além da Câmara Mirim e da Gincana do Saber, projetos já consolidados na Escola do Legislativo, e com o objetivo de expandir a educação cidadã para mais alunos, um novo projeto foi apresentado.

"Trata-se de um concurso anual de poesia e redação destinado aos alunos do Ensino Fundamental I. Nosso objetivo é contribuir para a educação, sempre. E para a Escola, é um privilégio contribuir para a formação do conceito de cidadania dos alunos e da comunidade em geral", concluiu Avelino.