Audiência Pública discute disparidade salarial entre servidores administrativos em Ipatinga

Publicada em 12/05/2023 18:14

Proposta de nivelação salarial busca igualdade para 573 servidores de quatro categorias administrativas em Ipatinga

A Câmara Municipal de Ipatinga foi palco de uma audiência pública nesta quinta-feira (11), com o objetivo de debater a disparidade salarial entre os servidores administrativos do município.

A vereadora Professora Mariene conduziu o evento, contando com a participação de diversos vereadores e representantes dos servidores públicos municipais. A Prefeitura não enviou nenhum representante.

A pauta central da audiência pública foi a discussão sobre a nivelação de todas as funções administrativas dentro do mesmo grupo da tabela, visando eliminar a disparidade salarial que atualmente afeta 573 servidores administrativos.

Esses servidores são divididos em quatro cargos distintos: auxiliar administrativo, agente administrativo, oficial administrativo e assistente técnico. Embora desempenhem as mesmas atividades, os salários variam consideravelmente.

A presidente do Sintserpi, Domitila Gonçalves, entre os vereadores Avelino da Cruz e Professora Mariene

A vereadora Professora Mariene, que também é servidora pública de carreira, iniciou seu discurso enfatizando que a situação dos administrativos é urgente e emergencial, não podendo esperar por uma reforma administrativa para ser solucionada. “A falta de nivelamento salarial é injusta e precisa ser corrigida, pois esses servidores desempenham um papel fundamental na atual gestão e em qualquer outra que venha a sucedê-la”, disse.

A vereadora reforçou a importância do diálogo pacífico, "que infelizmente vem sendo evitado pelo governo”.

A vereadora destacou que a reivindicação dos servidores administrativos não é por aumento salarial, mas sim pelo nivelamento salarial, conforme, segundo ela, o artigo 129 da Lei Orgânica, que trata da isonomia. Ela ressaltou que o impacto financeiro dessa adequação é mínimo em relação ao orçamento da prefeitura.

Melissa Assis Castro e Diego Simões, servidores administrativos presentes na audiência, compartilharam suas experiências e reforçaram a necessidade de equidade salarial.

Melissa ressaltou que a reivindicação dos administrativos não busca mudar de cargo, mas sim garantir a igualdade salarial assegurada por lei. Ela explicou que todos os requisitos de escolaridade estão devidamente cumpridos e citou precedentes de casos semelhantes em outras categorias de servidores.

A servidora Melissa Castro defende na tribuna os direitos dos servidores; ao fundo, o vereador Zé Terez

Já Diego abordou o impacto do Projeto de Lei nº 69, em tramitação na Câmara, na modernização administrativa proposta pelo governo, que prevê a extinção de vagas de assistente técnico administrativo e aumento nas vagas de oficiais de administração. Ele destacou a diferença de vencimentos entre os cargos com as mesmas funções e ressaltou a importância de valorizar os administrativos.

O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito, enfatizou o papel do Legislativo em buscar soluções para os servidores e  reforçou que o movimento dos administrativos conta com o apoio da Casa Legislativa. Outros vereadores e participantes da audiência pública também se manifestaram a favor da nivelação salarial.

Ao final da audiência, ficou acordado que será encaminhado um documento à Prefeitura de Ipatinga com todas as reivindicações levantadas pela categoria, solicitando um posicionamento oficial do Poder Executivo.

Assista à audiência: