Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga é nomeada João Camilo de Oliveira Torres

Publicada em 01/06/2023 16:05

Mineiro e membro da Academia Brasileira de Letras, foi uma referência no ensino das áreas humanas e da educação

A lei que nomeia a Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga para João Camilo de Oliveira Torres foi promulgada. A Escola, fundada em novembro de 2018, ainda não havia recebido um nome. A iniciativa de nomeá-la veio do vereador Avelino da Cruz, atual presidente da Escola, embora o Projeto de Resolução tenha sido apresentado pela Mesa Diretora.

João Camilo foi um renomado sociólogo, professor, escritor e jornalista. Natural de Itabira, esse mineiro escreveu para jornais a partir de 1937. Lecionou filosofia e história do Brasil em Belo Horizonte e foi membro da Academia Mineira de Letras. Além disso, foi professor na Universidade Católica, na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Mineira de Arte.

"João Camilo era um homem de vasta cultura que lecionava disciplinas com um enfoque central no ser humano, como antropologia, ética e filosofia, entre outras áreas de conhecimento. Ele também foi membro do Instituto Histórico de Portugal e do Instituto de Sociologia e Política de Minas Gerais. Este mineiro que simboliza a educação, assim como a Escola do Legislativo que tem como pilar o ensino da educação cidadã, merece uma justa homenagem", argumentou Avelino.

João Camilo é autor de obras como "O Homem e a Montanha", "A Democracia Coroada", "Harmonia Política", "História de Minas Gerais", "Os Construtores do Império", "Ideias Políticas no Brasil", "A Igreja de Deus no Brasil", "Interpretação da Realidade Brasileira", entre outras.

Segundo Avelino, João Camilo era um profundo conhecedor do povo mineiro e defendia a educação como base para transformação. "É mais do que justo que nossa escola lhe preste esta homenagem, que contribuiu tanto para a educação e para o pensamento conservador, fundamentado no povo brasileiro", concluiu Avelino. João Camilo de Oliveira Torres faleceu em 1973, em Belo Horizonte.

Imagem: João Camilo de Oliveira Torres