Escola do Legislativo realiza 1º concurso de poesia e redação para alunos do município

Publicada em 04/09/2023 13:35

Intenção do órgão é trabalhar a cidadania com os alunos mais jovens

A Escola do Legislativo de Ipatinga (ELI) João Camilo de Oliveira Torres anunciou que realizará, em outubro, o seu 1º Concurso de Redação e Poesia. O evento é destinado aos alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I das escolas municipais.

“Este projeto piloto foca especificamente na participação do público infantil e visa introduzir conceitos fundamentais de cidadania, além de aproximar os jovens alunos da Câmara Municipal de Ipatinga”, disse Avelino Cruz, presidente da ELI.

Embora a ELI já desenvolva projetos voltados para alunos mais velhos, como a Câmara Mirim e a Gincana do Saber, o objetivo agora é expandir essas iniciativas educacionais. “Queremos abranger todas as faixas etárias e, em parceria com as Secretarias de Educação, focar no ensino da educação cidadã", afirmou Marli Teixeira de Andrade e Franco, diretora da escola.

O concurso envolverá diversas escolas municipais, incluindo Benvinda Moreira Pacheco, Jaime Moraes Quintão, Maria Rodrigues Barnabé e Henrique de Freitas Badaró. No total, dez turmas concorrerão entre si, com alunos do 3º ano participando na categoria de poesia e os do 4º ano, em redação.

Com o tema "Educação Cidadã - Cidadania Começa na Infância", cada escola enviará dez trabalhos escolhidos por categoria para avaliação. A ELI constituirá uma comissão julgadora composta por membros tanto da própria instituição quanto da Secretaria Municipal de Educação. Critérios como coerência, originalidade, criatividade, ortografia e capricho serão levados em consideração.

“Os três melhores trabalhos em cada categoria serão premiados, como forma de reconhecimento e incentivo. Além disso, todos os dez classificados em cada categoria receberão certificados em um evento especialmente organizado para essa finalidade”, acrescentou Marli Andrade.

Representantes das escolas participantes já se encontraram com os organizadores para discutir os detalhes do projeto. “Cidadania implica em priorizar o bem comum. Por isso, cada escola é livre para abordar subtemas como meio ambiente, respeito ao próximo, cuidado com os animais, entre outros, sempre dentro do tema central de cidadania”, concluiu Avelino Cruz.