O Dia da Luta Operária é instituído no Calendário Oficial de Ipatinga

Publicada em 21/09/2023 18:05

O Dia da Luta Operária é instituído no Calendário Oficial de Ipatinga

O Vale do Aço busca reconhecer o significado histórico, político e cultural da data de 7 de outubro

O município de Ipatinga agora tem uma nova data em seu calendário oficial: o Dia Municipal da Luta Operária, comemorado em 7 de outubro. O Projeto de Lei nº 234/23, proposto pela vereadora Cecília Ferramenta, visa "preservar, honrar e homenagear a memória dos trabalhadores da cidade, particularmente os metalúrgicos da Usiminas, pelo histórico episódio denominado ‘Massacre de Ipatinga’, que ocorreu em 7 de outubro de 1963", explicou Cecília.

A vereadora ressaltou a importância da data para o fortalecimento da identidade social, política e cultural do Vale do Aço. Além disso, Cecília pontuou que a própria Câmara de Ipatinga se encarregará de realizar, anualmente, uma sessão solene em alusão ao Dia da Luta Operária, contando com a colaboração de entidades sindicais e representações populares.

Marilene Tuller, historiadora e autora do livro "Massacre de Ipatinga", comentou que "neste ano, em que se completam 60 anos do Massacre, e após o fim da ditadura militar, conseguimos resgatar e lembrar de todos os movimentos operários da cidade". Marilene enfatizou a relevância de marcar o 7 de outubro como o Dia da Luta Operária. "Esperamos que seja um dia de reflexões e estudos intensos, reconhecendo que Ipatinga foi moldada tanto pelo aço quanto pelo esforço humano", concluiu a historiadora.

Foto: Arquivo histórico