Câmara reconhece "Marcha para Jesus" e "UMADIPA" como patrimônios imateriais de Ipatinga

Publicada em 05/10/2023 12:13

Eventos religiosos ganham destaque e reconhecimento como marcos culturais do município

A Câmara de Ipatinga aprovou dois projetos de lei que designam o evento "Marcha para Jesus" e a "União da Mocidade da Assembleia de Deus" (UMADIPA) como patrimônios culturais de natureza imaterial. Ambas as propostas são de autoria do vereador Wellington da Floricultura.

Patrimônio cultural imaterial refere-se a práticas, expressões, representações, conhecimentos e técnicas que indivíduos consideram como parte essencial de seu patrimônio cultural. O documento ressalta: “O patrimônio imaterial é transmitido de geração em geração e é constantemente reinventado pelas comunidades, refletindo sua interação com o ambiente e história. Isso infunde um sentido de identidade e continuidade, promovendo o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana, conforme definido no artigo 2º da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO."

Wellington destacou a relevância da "Marcha para Jesus", mencionando que se trata do maior evento gospel do mundo. "Em Ipatinga, ele já é consolidado, contando com ampla participação pública. É uma verdadeira bênção para nossa cidade", afirmou. O parlamentar também enfatizou a natureza ecumênica do evento, ressaltando que se trata de uma celebração cristã que une fiéis independentemente de denominações específicas. O propósito é louvar, fortalecer a fé, e promover a união e paz entre as pessoas. Este evento ocorre anualmente no final de setembro.

Por outro lado, o evento UMADIPA, que acontece anualmente na terceira semana de julho e é organizado pelas igrejas Assembleias de Deus de Ipatinga, também foi reconhecido como patrimônio imaterial. Wellington explicou que a UMADIPA é voltada para os jovens das igrejas Assembleias. "O principal objetivo é alcançar mais jovens para Cristo através de eventos evangelísticos no município, além de promover seminários, congressos e ações sociais," esclareceu.

Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade e agora seguem para sanção do Poder Executivo.