CPI da Copasa: Parlamentares consultarão a comunidade sobre a prestação de serviços

Publicada em 18/12/2023 17:00

O contrato, que expirou há quase dois anos, está atualmente sob análise do corpo jurídico da Casa Legislativa

Vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), responsável por investigar as alegadas irregularidades da Copasa, a concessionária de água e saneamento no município, emitiram um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (18/12). Eles discutiram o progresso dos trabalhos desde a instalação da CPI em 20 de novembro.

De acordo com o presidente da CPI, vereador Welington da Floricultura, diversas reuniões foram realizadas entre os membros da Comissão e o corpo jurídico da Câmara para estabelecer um cronograma de trabalho até a conclusão da CPI.

Welington anunciou, na próxima semana, audiência pública para ouvir a comunidade. "Estamos interessados nas experiências dos usuários da Copasa, nas perspectivas dos representantes da empresa, do Poder Executivo e da sociedade civil. As questões são variadas, incluindo problemas de abastecimento de água, esgotos a céu aberto em muitas ruas, as altas taxas de esgoto e outros aspectos relacionados a este contrato.”

O vice-presidente da CPI, vereador Hermínio Bernardo, destacou o caso do bairro Pedra Branca, em Ipatinga, onde não existe um sistema de esgoto adequado e muitos dejetos são despejados diretamente no Ribeirão Ipanema. “Identificamos uma falta de uniformidade na coleta de esgoto no bairro, resultando em diversos problemas. É urgente propor melhorias para o Pedra Branca e investigar profundamente os problemas deste contrato, especialmente agora que o Executivo está prestes a firmar um novo acordo”, explicou Bernardo.

O relator da Comissão, vereador Zé Terez, abordou a frequente escassez de água na cidade e em áreas vizinhas, também sob a responsabilidade da concessionária. “Com a proximidade de um novo processo licitatório, que sabemos ser complexo, a Câmara se compromete a entregar um relatório detalhado sobre os principais problemas identificados”, afirmou Terez.

Além da audiência, os parlamentares planejam criar um canal no WhatsApp, um aplicativo de mensagens, para facilitar a comunicação direta com a população sobre questões relacionadas à Copasa.

Luiz Antônio Carvalho, Procurador Geral do Legislativo, afirmou que o relatório final da CPI fornecerá respostas claras à sociedade. “Até o momento, não houve contato formal com a concessionária de água. O Executivo disponibilizará toda a documentação necessária para a análise do contrato. Uma coisa é certa: levaremos em conta todas as queixas sobre a má qualidade do serviço prestado na cidade”, concluiu Luiz.