Nova direção assume a Escola do Legislativo de Ipatinga

Publicada em 21/02/2024 19:03

Nova direção assume a Escola do Legislativo de Ipatinga

Diretora já iniciou as atividades, sendo a primeira, a premiação do concurso de redação e poesia

A Escola do Legislativo de Ipatinga (ELI) João Camilo de Oliveira Torres tem nova direção em 2024.  A servidora efetiva Adriana de Araújo Nogueira, assistente do legislativo, assume o cargo de diretora da escola. “É uma honra receber essa missão para que eu possa transformar a sociedade e promover capacitação juntos aos servidores da casa e na sociedade como um todo”, afirmou.
Adriana já iniciou as suas atividades, realizando diversas reuniões para programar as ações que serão executadas ao longo do ano. A primeira delas será a premiação dos alunos vencedores do concurso de redação e poesia, realizado no ano passado, marcada para esta quinta-feira (22/02). Sua participação prévia na equipe de apoio a preparou para atuar de forma ainda mais efetiva e responsável. “É uma oportunidade de crescimento pessoal e de fazer diferença na vida dos estudantes e do legislativo e de promover o aprendizado”, acrescentou.

A Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga foi criada por meio de uma Resolução em 30 de novembro de 2018. Entre os seus objetivos, estão oferecer aos vereadores e aos servidores elementos para identificarem a missão do Poder Legislativo para que exerçam de forma eficaz suas atividades; oferecer aos servidores, estagiários e aos profissionais terceirizados conhecimentos básicos para o exercício de funções diversas dentro do Legislativo e fora dele, quando em atividades voltadas para o público ao qual servem; qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo ampliando a sua formação em assuntos legislativos; e desenvolver programas e atividades específicas através do Centro de Atenção ao Cidadão, órgão de assessoria do Legislativo Municipal, objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias, bem como desenvolver ações de capacitação para a cidadania, visando promover uma melhor compreensão do Poder Legislativo e das práticas legislativas.

O Presidente da Escola do Legislativo, o vereador Avelino Cruz, o Vevê, disse que os trabalhos seguem com muita intensidade e que reuniões estão sendo feitas desde o início do ano com a nova diretora. “Este é um ano é de eleição da câmara mirim, então o primeiro semestre se volta para programação e estruturação. São realizadas eleições nas escolas, onde a gente elege os alunos do oitavo e nono anos para que possam assumir os pleitos de 2024 e 2025. Em julho, começam as sessões da Câmara Mirim e, nesse intervalo, são realizados outros trabalhos como a gincana do saber, o 'Aluno Nota Dez', que teve início no ano passado”, afirmou.  Avelino disse ainda que, em 2024, mais escolas do município vão participar do “Aluno Nota Dez”, ação que concede o prêmio de excelência escolar, ao final de cada ano letivo, para os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, das Redes Municipal e Estadual de ensino e das escolas particulares.

É selecionado 01 (um) "Aluno Nota Dez" de cada escola, dentre os que obtiverem, no ano letivo, o maior número de notas máximas ou conceito máximo, conforme adotado pela escola. “É um reconhecimento dos alunos pelo mérito nos estudos e este ano, a Câmara vai fazer um reconhecimento público desses alunos. Agora vamos abrir para as escolas estaduais e os particulares também,” disse.

O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito, faz questão que esse trabalho da Escola do Legislativo seja realizado com excelência. “Desde o ano passado, participamos de eventos da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), para aprimorar as ações da escola do legislativo e, por ser um ano eleitoral, tudo vai ser feito com muito critério, incluindo a eleição da câmara mirim, realizada pela Escola do Legislativo, que é muito importante para o processo de construção da democracia entre os jovens,” afirmou.