Escola do Legislativo premia alunos vencedores do 1º Concurso de Redação e Poesia

Publicada em 22/02/2024 17:31

Câmara de Ipatinga trabalhou o tema Cidadania Começa na Infância entre os alunos do 3º e 4º anos das escolas municipais

A Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga, nomeada João Camilo de Oliveira Torres, realizou a entrega de certificados e prêmios aos alunos vencedores do 1º Concurso de Redação e Poesia das Escolas Municipais, nesta quinta-feira, 22 de fevereiro. O evento teve como tema "Cidadania Começa na Infância" e foi promovido em 2023, envolvendo estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental de quatro escolas municipais selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa, conforme explicou o presidente da Escola do Legislativo, vereador Avelino Cruz (Vevê), visou estimular a participação cidadã dos alunos, encorajando debates em sala de aula e ampliando o entendimento sobre cidadania. Ele enfatizou a contribuição significativa dos professores e pais no processo, enriquecendo as discussões sobre o tema. “É fundamental destacar a valiosa contribuição dos professores e dos pais neste processo. Eles desempenham um papel crucial, não só apoiando, mas também enriquecendo as discussões sobre cidadania.”

Foram premiados três alunos em cada categoria, redação e poesia. Uma comissão técnica, composta por membros da Secretaria de Educação e da Câmara, avaliou os trabalhos com base em coerência, correção gramatical e abordagem do tema. Adriana Nogueira, diretora da Escola do Legislativo, ressaltou o alto padrão dos trabalhos submetidos.

Para o vereador Avelino, o projeto ressalta o papel vital de educadores e famílias na formação de cidadãos conscientes e ativos

Os premiados na categoria Poesia foram: Laura Soares de Oliveira (1º lugar) da Escola Municipal Benvinda Pacheco, Bianca de Oliveira Martins (2º lugar) da Escola Municipal Jaime de Morais Quintão, e Yanni Peitra Ferreira Souto (3º lugar). Na categoria Redação, os vencedores foram Rebeca da Silva Reis (1º lugar) da Escola Municipal Benvinda Pacheco Moreira, Nicolly Viana Silva (2º lugar) da Escola Municipal Henrique Freitas Badaró, e Bruno Phelipe Pacífico Sierau (3º lugar) da Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé.

Destacando-se no concurso, Bruno Phelipe Pacífico, aluno da Escola Municipal Rodrigues Barnabé, recebeu auxílio de seu pai na elaboração do trabalho e expressou satisfação com a premiação, reforçando seu compromisso com os estudos.

O vereador Daniel do Bem, que também esteve presente no evento, expressou sua admiração pelo esforço e criatividade dos alunos. "Fiquei verdadeiramente impressionado com o talento e a dedicação desses jovens escritores. É inspirador ver como eles abordaram o tema da cidadania com tanta profundidade e maturidade”.

Ley do Trânsito, presidente do Legislativo, agradeceu o apoio das equipes diretivas das escolas e da Secretaria Municipal de Educação, salientando que a colaboração mútua é fundamental para o êxito de tais iniciativas. “Quando unimos forças, conseguimos não apenas implementar iniciativas eficazes, mas também garantir que elas tenham um impacto positivo e duradouro em nossa comunidade”.

Emoção - Durante a cerimônia, as escolas convidaram pais e responsáveis para presenciar a entrega dos certificados e prêmios. Na Escola Benvinda Moreira Pacheco, a emoção foi palpável entre as mães das alunas premiadas. Na Escola Jaime de Morais Quintão, a premiação de uma das gêmeas foi motivo de celebração, destacando a alegria compartilhada entre as irmãs que estudaram juntas e agora planejam usar juntas o prêmio recebido, um headphone.