CAC Rosa é implantado na Câmara Municipal de Ipatinga

Publicada em 15/03/2024 11:29

CAC Rosa é implantado na Câmara Municipal de Ipatinga

O Centro de Atenção ao Cidadão, de forma inédita, passa a oferecer serviços de orientação sobre todos os tipos de denúncias de violência contra mulheres

A Câmara Municipal de Ipatinga lançou, nesta sexta-feira (15), o CAC Rosa. O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo, que é responsável, desde 2001, por oferecer à população informações sobre os seus direitos e assessorá-la na busca de soluções para os problemas jurídicos e sociais, como agendamentos da Previdência Social, isenções para Casamento Civil, isenções para Carteira de Identidade e acesso a documentações pessoais, passa agora a oferecer também serviços de orientação sobre todos os tipos de denúncias envolvendo mulheres.

Além do presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, idealizador da implantação inédita no Legislativo da cidade, participaram da coletiva de lançamento do CAC Rosa a delegada Regional da Polícia Civil de Ipatinga, Talita Martins, a delegada de Mulheres de Ipatinga, Ana Paula Passagli, e a escrivã de polícia da Delegacia de Mulheres, Aline Ferreira.

Para a delegada de mulheres da cidade, essa iniciativa contribui de forma significativa para o município. “Precisamos diminuir o número de casos de violência contra a mulher em todo país e na nossa Ipatinga. Informação é sempre uma ferramenta importante que ajuda a polícia a chegar aos casos com mais facilidade, e contribui para que a população saiba onde e como fazer uma denúncia”, ressaltou Ana Paula.

De acordo com dados da Polícia Civil, em 2022, um caso de feminicídio foi registrado em Ipatinga. No ano passado, esse número subiu para três. Ainda no ano passado, 525 ameaças foram registradas na cidade. Este ano, até agora, já são 117 denúncias de agressão. Os tipos de agressões mais registrados foram física, psicológica e patrimonial. Na maioria dos casos, os agressores são companheiros, ex-companheiros, filho ou enteado e até pais ou responsáveis. Os casos de violência psicológica em Ipatinga, em 2023, chegaram a 600 casos.

Para a Delegada Regional de Ipatinga, Talita Martins, um órgão como a Câmara, que tem um fluxo considerável de pessoas, agregar esse tipo de orientação aos munícipes demonstra seriedade e preocupação com a situação em que se encontram muitas mulheres da cidade e, muitas vezes, não sabem como dar o primeiro passo para buscar informações. “Eu, como delegada, mulher e moradora da cidade, me sinto honrada e representada com essa iniciativa da Câmara de Ipatinga. Essas informações repassadas pelo Legislativo demonstram compromisso com a cidade, com o povo e auxilia nosso trabalho,” afirmou.

O mês março foi escolhido para iniciar o CAC Rosa por conta do Dia Internacional Da Mulher, celebrado em 8 de março. Até 15 de abril, a população vai receber a orientação sobre os tipos de serviços a mais que serão oferecidos a partir de agora no Legislativo de Ipatinga. Panfletos, contendo informações sobre endereço da Delegacia da Mulher, o trabalho da Polícia Civil e como fazer denúncias de qualquer crime contra mulheres, serão oferecidos a comunidade pelos colaboradores do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC). Além disso, os colaboradores vão auxiliar os munícipes que precisarem fazer denúncias.

Para o presidente da Câmara de Ipatinga, a implantação do CAC Rosa é mais uma ferramenta de compromisso dessa gestão e responsabilidade com o povo de Ipatinga. “Como o representante da Câmara de Ipatinga, tenho a preocupação de que a casa do povo seja um local acolhedor e que, no Legislativo, as pessoas possam se sentir realmente em casa e protegidas. Tivemos o apoio da Polícia Civil para essa implantação e esperamos contribuir com a diminuição das estatísticas de violência contra a mulher na nossa cidade. Tenho muito orgulho em implantar, no mês em que é celebrado o Dia da Mulher, o CAC Rosa, oferecendo à população informações que podem até salvar vidas”, concluiu.

O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Imagem: Vereador Ley do Trânsito juntamente com delegadas e escrivã da Polícia Civil de Ipatinga