Câmara Mirim de Ipatinga 2024 se prepara para eleição

Publicada em 15/03/2024 15:03

Câmara Mirim de Ipatinga 2024 se prepara para eleição

Servidores da Câmara visitam escolas de Ipatinga para incentivar participação no projeto político-educativo

A Câmara de Ipatinga dá início às atividades preparatórias para as eleições da Câmara Mirim 2024. O projeto, gerido pela Escola do Legislativo João Camilo de Oliveira Torres, se prepara para celebrar seu 17º aniversário em maio. Neste ano, o processo eleitoral selecionará os membros da 9ª Legislatura dos vereadores mirins.

Nesta semana, a equipe da Câmara realizou 17 visitas às escolas municipais participantes. A servidora Adriana de Araújo Nogueira, diretora da Escola do Legislativo, enfatizou a abordagem minuciosa do projeto.  “Realizamos um trabalho detalhado, indo de sala em sala para explicar as responsabilidades de um vereador mirim, o processo de apresentação de indicações e leis, e como esses estudantes, uma vez eleitos, exercem a cidadania.”

O interesse dos alunos em participar das eleições já é evidente. Muitos expressaram ideias para melhorar as condições das escolas, como a instalação de ar-condicionado e a cobertura de quadras esportivas. Lucas Daniel, estudante da Escola Municipal João Reis, compartilhou seu entusiasmo e objetivos. “Quero ser vereador mirim e lutar por melhorias na escola, especialmente pela instalação de ar-condicionados, fundamental para enfrentar o calor intenso durante as aulas.”

O vereador Avelino Cruz, presidente da Escola do Legislativo, destacou o aspecto educacional do programa nas visitas às instituições. Ele ressaltou a importância do programa na formação dos alunos: “Este programa é um farol que ilumina o caminho dos alunos, ensinando-os a lidar com a política e a vida de forma preparada e consciente”.

Cronograma das Eleições da Câmara Mirim 2024:

- 20 a 27 de março: Período para adesão das escolas ao projeto.

- 01 a 17 de abril: Campanha eleitoral dos candidatos a vereadores mirins.

- 18 e 19 de abril: Realização das eleições nas escolas.

- 27 de maio: Cerimônia de diplomação dos eleitos.

- 10 de junho: Posse dos vereadores mirins e início dos trabalhos da nova legislatura.

Imagem: Vereador Avelino e equipe de técnicos da Câmara e Prefeitura em visita a escolas