Câmara de Ipatinga abraça campanha criativa em celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down

Publicada em 20/03/2024 15:33

Iniciativa visa aumentar a conscientização e inclusão através de um ato simbólico

A Câmara Municipal de Ipatinga, em parceria com a Escola do Legislativo e a Integração com a Comunidade, se juntou a uma campanha distinta em homenagem ao Dia Mundial da Síndrome de Down, que será comemorado nesta quinta-feira, 21 de março. A campanha incentiva toda a comunidade, incluindo os servidores públicos, a se unirem em um ato simbólico de usar meias coloridas e descombinadas, com o objetivo de fomentar a conscientização sobre a síndrome.

A iniciativa é alinhada com o movimento internacional “Lots Of Socks” (Muitas Meias), que propõe a utilização de meias distintas como uma metáfora aos cromossomos, celebrando a diversidade e a alegria de ser único. A servidora Adriana Nogueira, diretora da Escola do Legislativo, destaca a relevância da iniciativa. "Nosso objetivo com esta campanha é incentivar o debate, cultivar empatia e espalhar conhecimento sobre a Síndrome de Down, reforçando a mensagem de que as diferenças são naturais e valiosas."

Mãe de uma criança com Síndrome de Down, Adriana compartilha seu testemunho pessoal, enfatizando a importância da educação e do diálogo contínuos sobre o tema. “A jornada com meu filho transformou nossa perspectiva. Eventos como este são fundamentais para aumentar a consciência sobre a Síndrome de Down.”

O departamento de Integração com a Comunidade, uma extensão do legislativo municipal, também se envolveu ativamente na campanha. Haverá esforços para disseminar a mensagem por toda a Câmara Municipal, com visitas a diversos setores para promover a iniciativa. Vereadores e funcionários serão encorajados a participar.

A Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pelo cromossomo 21 extra, manifestando-se de forma única em cada pessoa.  Essa variação genética afeta o desenvolvimento físico e cognitivo de maneiras diversas, mas não impede que indivíduos com a síndrome tenham vidas plenas e significativas.

"Essa campanha é um símbolo do nosso compromisso em abraçar a diversidade e fomentar a inclusão dentro de nossa comunidade," declarou o vereador Ley do Trânsito, presidente da Câmara de Ipatinga. "É uma maneira de mostrar que valorizamos cada membro de nossa sociedade, reconhecendo que todos têm um papel importante a desempenhar, independentemente das suas diferenças."