Câmara de Ipatinga avança na era digital com novos tablets e softwares

Publicada em 21/03/2024 17:22

Câmara de Ipatinga avança na era digital com novos tablets e softwares

Iniciativas tecnológicas prometem aumentar a eficiência dos processos legislativos, reduzindo custos e impacto ambiental

A Câmara Municipal de Ipatinga avança na era digital com a introdução de novos tablets e softwares, prometendo maior eficiência nos processos legislativos, redução de custos e menor impacto ambiental. Com o objetivo de aprimorar a segurança e eficácia nas votações do plenário, foram adquiridos 30 novos tablets para uso dos vereadores. Esses dispositivos modernos facilitam a participação em reuniões e simplificam o registro de votos à distância.

Os tablets, entregues nesta semana, vieram acompanhados de orientações fornecidas pela equipe de Informática. O servidor Júlio César de Morais, coordenador da Gerência de Informática, destacou ainda a criação de um inovador sistema de votação, desenvolvido internamente e otimizado para os novos dispositivos.

“Desenvolvemos um software com interface clara e intuitiva, assegurando facilidade de uso para todos, independentemente do nível de conhecimento tecnológico. Além de agilizar o processo de votação, o software fornece acesso imediato a informações legislativas detalhadas, o que é essencial para uma tomada de decisão mais informada”, afirmou.

Ele também ressaltou que a introdução dos tablets visa a diminuição do uso de papel na Câmara, marcando uma importante transição para processos legislativos integralmente digitais e, consequentemente, uma redução significativa no consumo de papel.

O presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, destacou ainda o desenvolvimento do Tramita, um software projetado para inovar o sistema de comunicação interna, tornando-o mais moderno, intuitivo e eficaz. “O Tramita é um passo fundamental para aprimorar a transparência e acessibilidade das operações da Câmara, beneficiando tanto os vereadores quanto o público em geral”, explicou.

Ley enfatizou a relevância dessas inovações tecnológicas para a eficiência e modernização dos processos legislativos. “Desde o início da nossa gestão, temos priorizado a modernização dos procedimentos da Câmara, com o objetivo de integrar plenamente as novas tecnologias, otimizando o tempo dos vereadores e reduzindo a burocracia”, concluiu o presidente da Câmara.

Imagem: Vereadores e assessores participam de treinamento sobre a utilização do equipamento