Vereadores trocam de partido dentro do prazo estipulado por lei
Publicada em 08/04/2024 12:33
Dos atuais 19 eleitos, apenas 4 permanecem nos mesmos partidos
Diversos vereadores da Câmara de Ipatinga trocaram de partido recentemente, devido ao encerramento da janela partidária na última sexta-feira (5). Com essa mudança, eles se preparam para concorrer à reeleição já representando suas novas filiações partidárias.
Conforme a Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995), os mandatos pertencem aos partidos e não individualmente aos vereadores, que são eleitos pelo sistema de voto proporcional. No entanto, a legislação permite a troca de partido sem perda de mandato durante um período específico antes das eleições, conhecido como janela partidária.
Dos 19 vereadores eleitos, apenas 4 permaneceram em seus partidos originais: as vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta, do PT; Vianei, do AVANTE; e Avelino Cruz, do PP. O partido AVANTE ganhou um novo membro, Zé Terez, que deixou o PSL.
As mudanças partidárias incluíram Ademir Claúdio, do União Brasil para o Cidadania, e Adiel Oliveira, do PMN para o PMB. Welington da Floricultura trocou o PSC pelo PMB. Toninho Felipe deixou o Cidadania pelo AGIR, enquanto Tunico e Nivaldo Antônio saíram, respectivamente, do Podemos e do PTC para se juntarem ao PP e ao PMN. Hermínio Bernardo deixou o PSDB para ingressar no NOVO.
O União Brasil ganhou dois novos membros, os vereadores Cel Silvane e Professor Ney, vindos do PSC e PTC, respectivamente. O presidente da Câmara, Ley do Trânsito, saiu do PSD para o PL. Mariene Patrícia trocou o Patriotas pelos Republicanos. Chiquinho saiu do PP para o Cidadania e Daniel do Bem do PSD para o PV. Fernando Ratzke deixou o Cidadania pelo Rede Sustentabilidade.
Com essas mudanças, os partidos PT, PP, Cidadania e União Brasil agora têm duas cadeiras cada na Câmara de Ipatinga.