Morre aos 88 anos Lourival Passos, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Ipatinga

Publicada em 11/04/2024 14:39

Morre aos 88 anos Lourival Passos, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Ipatinga

Lourival faleceu de causas naturais em Vitória, no Espírito Santo, onde vivia com a esposa Maria da Glória

Na manhã desta quarta-feira (10), faleceu de causas naturais, aos 88 anos, Lourival Passos, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Ipatinga. Ele residia em Vitória, no Espírito Santo, há muitos anos ao lado da esposa, Maria da Glória, cidade onde será sepultado.

Natural de Vila Baunilha, município de Colatina (ES), Lourival nasceu em 5 de junho de 1935 e mudou-se para Ipatinga em 1963, aos 28 anos. Filho de Alfredo Alves Passos e Basília Maria de Jesus, era casado e pertencia à religião evangélica, sendo sempre envolvido com a Igreja Assembleia de Deus ao longo de sua vida.

Lourival trabalhou como industriário nas Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A (Usiminas) e também atuou como comerciante. Sua trajetória na vida pública incluiu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Ipatinga de 1977 a 1983, pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), e o de vice-prefeito durante o mandato de Jamill Selim de Sales, entre 1983 e 1988, pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

Durante seu mandato como vereador,  integrou a Mesa Diretora da Câmara no biênio 1979-1980, ocupando a cadeira de vice-presidente do parlamento. Essa posição destacou sua liderança e reconhecimento entre os colegas vereadores, demonstrando sua capacidade de articulação política.

Entre os projetos de lei apresentados por Lourival enquanto vereador, destaca-se a Lei nº 739, de 30 de dezembro de 1981, que dispõe sobre a concessão de bolsas de estudo. A lei estabeleceu critérios para a distribuição de bolsas pelo Legislativo e pelo Executivo, destinando 50% da verba para cada Poder.

Com um legado de dedicação à família e à comunidade de Ipatinga, Lourival deixa cinco filhos, além de netos e bisnetos.

Imagem: Diário do Aço