Câmara de Ipatinga recebe Tribunal do Júri durante reforma do Fórum

Publicada em 14/05/2024 13:33

Câmara de Ipatinga recebe Tribunal do Júri durante reforma do Fórum

Espaço cedido até o final do ano visa garantir a continuidade dos serviços judiciários; Fórum passa por ampliação significativa

A Câmara Municipal de Ipatinga cedeu seu plenário para a realização de sessões do Tribunal do Júri, em resposta ao pedido do Poder Judiciário. Essa decisão foi tomada devido às obras de ampliação do Fórum de Justiça de Ipatinga, situado na Praça dos Três Poderes. O acordo de cessão será válido até o final deste ano, período durante o qual o fórum estará passando por reformas.

Três sessões do júri já foram realizadas no plenário da Câmara, e outras quatro estão programadas até o fim de maio. A expansão do Fórum ocorre em uma área de 2.200 m², doada pelo município, localizada atrás do atual Fórum e ao lado do prédio da prefeitura, onde anteriormente funcionava um estacionamento do Poder Executivo.

Além de aumentar o número de varas e juízes, a reforma permitirá a unificação dos juizados especiais e dos arquivos em um único edifício. Segundo o presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, “esse gesto de colaboração fortalece os laços entre os poderes e garante que o serviço judiciário não seja interrompido durante esse período crítico de reforma”.

“Até o final de 2024, as sessões do Tribunal do Júri continuarão sendo realizadas no Plenário da Câmara Municipal, garantindo a continuidade dos processos judiciais. É uma maneira de assegurarmos que a justiça seja acessível a todos em qualquer circunstância", disse ele.