Câmara diploma vereadores mirins eleitos em 2024

Publicada em 11/06/2024 17:00

Câmara diploma vereadores mirins eleitos em 2024

54 alunos receberam seus diplomas de mirins efetivos e suplentes em cerimônia realizada no Ipaminas

A Câmara de Ipatinga realizou nesta segunda-feira (10) Sessão Solene de diplomação dos alunos eleitos para o cargo de vereadores mirins da 9ª Legislatura de 2024. Além dos titulares, foram nomeados 27 alunos suplentes das escolas participantes do pleito mirim. O próximo passo agora é a posse desses alunos, que deve ocorrer no final deste mês.

A eleição ocorreu entre alunos do 8º e 9º anos das escolas municipais, estaduais e particulares de Ipatinga. O processo, organizado pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, contou com a participação de quase 8 mil alunos votantes.

Cerca de 300 pessoas acompanharam a diplomação, entre estudantes, familiares, professores e representantes da comunidade escolar.

A Câmara Mirim foi criada por meio de uma legislação com o propósito de fomentar o exercício da cidadania e o espírito cívico entre os jovens, além de aproximá-los do Poder Legislativo. A iniciativa mostra aos estudantes a importância dos poderes públicos que os representam e de que forma eles podem contribuir para o desenvolvimento político social da cidade.

Outro objetivo da Câmara Mirim, que este ano completa 15 anos de criação, é a constante interação da Câmara com as escolas, permitindo que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo na formação da consciência crítica e cidadã.

São exemplos de leis municipais que foram oriundas da Câmara Mirim de Ipatinga: a obrigatoriedade da execução do hino nacional brasileiro antes dos eventos desportivos sediados no município; a obrigatoriedade da sinalização de preferência de autistas em filas em geral, quer sejam em instituições públicas, como também privadas e a necessidade de recuo nas edificações a serem construídas, com intuito de promover áreas de escoamento de águas das chuvas.