Vereadores Mirins de Ipatinga propõem melhorias para escolas e comunidade

Publicada em 11/10/2024 17:07

Vereadores Mirins de Ipatinga propõem melhorias para escolas e comunidade

Reunião ordinária apresenta 10 indicações, com destaque para infraestrutura escolar e incentivo ao empreendedorismo juvenil

Os vereadores mirins de Ipatinga se reuniram nesta semana para discutir e votar 10 indicações voltadas para melhorias na infraestrutura escolar e na comunidade. Entre as propostas, destacam-se a criação de uma Patrulha Escolar da Guarda Municipal e a inclusão de temas como educação financeira no currículo das escolas.

A sessão, conduzida pelo presidente mirim Victor Emanuel Silva Rodrigues, destacou o protagonismo dos jovens na busca por soluções para questões de interesse coletivo.

Dentre as propostas debatidas, a Indicação Nº 4, de autoria do Vereador Mirim Kaique Nascimento dos Reis Gandra, sugere à Secretaria Regional de Ensino do Governo do Estado de Minas Gerais o conserto de uma porta do banheiro feminino da Escola Estadual Dom Hélvecio, cuja tranca não está funcionando. Em continuidade às demandas relacionadas ao ambiente escolar, o mesmo vereador apresentou a Indicação Nº 23, que sugere a criação de uma Patrulha Escolar da Guarda Municipal nas escolas do município.

Outro destaque foi a Indicação Nº 15, de autoria do presidente mirim Victor Emanuel Silva Rodrigues, que propõe a instalação de bancos nos pontos de ônibus do bairro Nova Esperança. Em complemento, o vereador também sugeriu, através da Indicação Nº 16, a adição de mais horários de ônibus 305 via Esperança-Centro, após o meio-dia, para atender a demanda dos moradores da região.

Na área de infraestrutura escolar, a Indicação Nº 17, apresentada pelo Vereador Mirim Gabriel Roza Malta, sugere uma fiscalização dos ventiladores e ar condicionados nas escolas municipais, visando melhorar as condições de conforto nas salas de aula. Já a Vereadora Mirim Kamilly Vitória Martins Carneiro, com a Indicação Nº 18, propôs a inclusão do tema sobre ciência política no currículo da matéria de história, destacando a importância da formação política desde a educação básica.

Pensando em ampliar os espaços culturais do município, a Vereadora Mirim Júlia Luiza de Souza Nunes apresentou a Indicação Nº 20, sugerindo a criação ou manutenção de um Teatro Municipal em Ipatinga. Além disso, a cultura também foi destaque na Indicação Nº 25, de autoria da Vereadora Mirim Emanuelle Reis Vieira, que propõe ações para fomentar a cultura nas escolas da cidade.

Outras propostas voltadas para a formação dos estudantes foram apresentadas. A Indicação Nº 22, da Vereadora Mirim Zainy Islainy, sugere que a educação financeira seja disciplinada como matéria obrigatória no currículo escolar das escolas de Ipatinga. Já a Indicação Nº 24, da Vereadora Mirim Giovana Oliveira Bernardo, sugere a criação de um Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Juvenil, visando preparar os jovens para o mercado de trabalho e promover a cultura empreendedora desde cedo.

As indicações foram discutidas e votadas durante a sessão, com a participação ativa dos jovens vereadores mirins, que têm se destacado pelo empenho em contribuir para o desenvolvimento do município. As propostas agora seguem para apreciação das autoridades competentes, que avaliarão a viabilidade de implementação das melhorias sugeridas pelos estudantes.

Assista à reunião: