Ação de conscientização marca o Outubro Rosa na CMI

Publicada em 14/10/2024 17:22

Ação de conscientização marca o Outubro Rosa na CMI

Movimento busca sensibilizar servidores sobre a importância do autocuidado

A Gerência de Integração com a Comunidade da Câmara de Ipatinga lançou, nesta segunda-feira (14/10), uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar os servidores e incentivá-los a aderir ao autocuidado, em alusão ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

A ação integra o calendário de eventos anuais da instituição e, para este ano, foi criado um painel informativo com dados gerais sobre o tema. "Além disso, instalamos um espelho para que todos possam se olhar. Pode parecer simples, mas o ato de parar, se observar, refletir sobre o autocuidado e se tocar é crucial para a descoberta precoce e a cura da doença", explicou o gerente de Integração, Jaderson Pissinati.

O presidente da Câmara, Ley do Trânsito, também esteve presente no evento e destacou o impacto emocional nas famílias ao receberem o diagnóstico de um ente querido com câncer. "Infelizmente, todos sofrem, e a pessoa doente precisa de muito apoio e cuidado. Como parlamentar, vou cobrar do Executivo municipal ações eficazes para melhorar a oferta de exames essenciais à detecção da doença", afirmou Ley.

Saiba mais sobre o câncer de mama

- O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres em todo o mundo. Ele ocorre quando as células da mama começam a se multiplicar de forma descontrolada, formando um tumor. Embora raro, o câncer de mama também pode afetar os homens.

- O que causa o câncer de mama?
Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama. Entre os principais estão o histórico familiar da doença, mutações genéticas (como nos genes BRCA1 e BRCA2), a exposição prolongada a hormônios femininos (como o estrogênio), além de fatores como idade, obesidade, sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo. A maioria dos casos, no entanto, não está diretamente associada a causas específicas, tornando o rastreamento e a prevenção fundamentais.

- Quais são os sinais e sintomas?
Os sinais mais comuns do câncer de mama incluem:

•  Nódulo (caroço) palpável na mama ou na axila, geralmente indolor;
  •  Alterações no tamanho ou forma da mama;
  •  Alterações na pele da mama, como enrugamento ou retração;
  •  Secreção no mamilo, especialmente se for sanguinolenta;
  •  Inversão do mamilo (quando ele se torna retraído).

É importante ressaltar que nem todo nódulo é cancerígeno, mas qualquer alteração deve ser investigada por um médico.

- Cuidados e prevenção
A prevenção do câncer de mama envolve a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames periódicos, como a mamografia, que é recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, ou antes, dependendo do histórico familiar e fatores de risco. Entre os principais cuidados estão:

•  Praticar atividade física regularmente;
  •  Manter uma dieta equilibrada e o peso saudável;
  •  Evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar;
  •  Amamentar, se possível, já que esse é um fator protetor;
  •  Realizar o autoexame das mamas, que ajuda a identificar alterações precoces;
  •  Consultar regularmente o médico para orientações e exames preventivos.

A conscientização sobre o câncer de mama, como promovido pelo movimento do Outubro Rosa na Câmara Municipal de Ipatinga, é essencial para reduzir a mortalidade através do diagnóstico precoce e tratamento eficaz.