Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral será criado nas próximas semanas

Publicada em 11/08/2006 17:03

A compra de votos, o abuso da máquina administrativa, o desrespeito pela legislação eleitoral e formas para se combater à corrupção foram alguns dos tópicos discutidos na audiência pública que aconteceu ontem à noite, dia 10, no plenário da Câmara Municipal. Comandada por Lene Teixeira (PT), autora do requerimento, o encontro contou com a participação de Edinaldo Costa de Andrade, membro da Frente Mineira de Combate à Corrupção Eleitoral, além de representantes de entidades e da sociedade civil.

Um dos objetivos do encontro era agendar uma reunião com outras organizações para inaugurar uma regional do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral em Ipatinga. Segundo Lene, a possibilidade de criação do Comitê já vem sendo discutida pela Diocese de Itabira em Coronel Fabriciano e outras instituições da região, mas ainda não foi oficializada. Como alguns dos responsáveis pela mobilização não puderam comparecer à audiência, a data da reunião não foi definida, mas está prevista para a próxima semana.

Outro assunto discutido durante a audiência foi a possibilidade do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ipatinga servir como ponto de recebimento das denúncias de corrupção, sendo responsável por encaminhá-las ao Comitê. Segundo José Gonçalves, gerente do CAC e um dos mobilizadores do Comitê, esta possibilidade ainda está sendo analisada pelo setor e será encaminhada brevemente para o presidente da Casa, Crispim Elias (PMDB).

Discussão - Embora nenhum encaminhamento oficial tenha sido realizado, o encontro de ontem à noite serviu para reacender a discussão sobre a corrupção na política. De acordo com Edinaldo, o problema da corrupção - tanto no período eleitoral quanto durante o mandato dos eleitos - é algo histórico no país.