Implantação da APAC será debatida em audiência pública

Publicada em 19/09/2006 15:31

A Câmara Municipal de Ipatinga realizará na noite de hoje, 19, às 19h, uma audiência pública para discutir a implantação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) na Comarca de Ipatinga. O encontro está sendo organizado pela Juíza de Direito da Vara das Execuções Criminais de Ipatinga, Marli Maria Braga Andrade, pelo coordenador do Projeto Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Joaquim Alves de Andrade, entre outras autoridades.

São aguardadas para o encontro as presenças do prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, do presidente da Câmara, Crispim Elias, do Juiz Diretor do Foro da Comarca de Ipatinga, Evaldo Elias Pena Gavaza, do promotor de justiça César Manasses Campos e da presidente da Associação da APAC, Elma Lopes Souza, além de representantes de entidades civis e da comunidade.

A idéia para a realização da audiência surgiu em uma visita realizada pela juíza à Casa Legislativa em julho, quando Marli Braga se encontrou com o presidente Crispim Elias (PMDB) para discutir uma parceria entre a Câmara, o poder Judiciário e a sociedade civil em defesa da humanização da pena.

De acordo com a juíza, a Associação, que já foi implantada em várias comarcas do país, realiza diversas atividades com o intuito de ressocializar os presos sentenciados por meio da laborterapia. Isso quer dizer que, em vez de serem enviados para presídios, os presos cumpririam o tempo de sua pena trabalhando e estudando, independente do regime prisional para qual foram condenados. O centro também oferece assistência social para o sentenciado e sua família.