Arrecadação dos últimos 4 meses supera expectativa

Publicada em 02/10/2006 15:48

Foi apresentado na tarde de sexta, 29, pela Controladora Geral do Município, Maria Emília Almeida, o relatório de gestão fiscal do Executivo, no 2º quadrimestre deste ano. De acordo com os artigos 4º e 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o município deve prestar contas sobre como o dinheiro está sendo usado.

Durante a audiência foram apresentados alguns números. Segundo a controladora, de setembro de 2004 a agosto de 2005, foram gastos com Pessoal cerca de 89 milhões de reais. Já de setembro do ano passado a agosto deste ano, o custo foi de mais de 108 milhões de reais.

Para o período referido foram empenhados valores para despesas por função. Com o Legislativo, o Executivo assumiu um gasto de mais de 7 milhões de reais,  e, até agora, 6 milhões já foram liquidados. Com as áreas de saúde e educação foram emprenhados mais de 120 milhões de reais e já foram liquidados quase 98 milhões.

Outro dado exposto durante a audiência foi sobre a redução da dívida consolidada. De acordo com o relatório, a dívida que era de mais de 111 milhões de reais caiu para 94 milhões.

De acordo com Maria Emília, a meta de arrecadação bimestral foi superada. A expectativa era arrecadar cerca de 204 milhões de reais, mas a meta foi ultrapassada em 10 milhões de reais.

A Comissão de Controle da Execução Orçamentária da Câmara, presidida pelo vereador Célio Aleixo (PPS), e que tem ainda como membros efetivos, a vereadora Lene Teixeira (PT) e Adelson Fernandes (PMDB), já havia feito uma pre-avaliação do relatório enviado pelo Executivo e não foram constatadas divergências.