Comissão de trasnportes foi atendida pela ANT em Brasília

Publicada em 30/04/2003 12:24

Comissão de transportes tem solicitação atendida pela Agência Nacional de Trasnportes.

O diretor da Agência Nacional de Transportes(ANT), Noburu Ofugi, recebeu hoje epela manhã, em Brasília, vereadores da comissão especial de transportes da Câmara de Ipatinga. A partir da solicitação da comissão, Ofugi se comprometeu a disponibilizar, em no máximo 30 dias, via Internet, um programa que viabiliza a obtenção de autorização para viagens em regime de fretamento eventual ou turístico.

Com o programa, o problema que as empresas de transportes de pequeno e médio porte de todo o Vale do Aço vem enfrentando será resolvido, uma vez que, atualmente, é necessário que os proprietários das empresas se dirijam a mais de 100 Km para viabilizar, através de inspetor da PRF, a autorização.

A Comissão de Transportes, composta pelos vereadores Nardyello Rocha(PL), Sebastião Guedes(PT) e Pastor Antônio Carlos(PSB), tem estudado os problemas de empresas que operam com transporte de passageiros, em regime de fretamento eventual ou turístico, e desde então, tem buscado forças, junto aos Governos estadual e federal, para facilitar a atividade de transporte na Região, prova disto é que, um primeiro contato foi feito com secretário de transportes de Minas Gerais, Agostinho Patrus.

"Tanto em Belo Horizonte, como em Brasília, tivemos o cuidado de protocolar um documento, intitulado Carta do Vale do Aço, para que as solicitações ficassem formalmente registradas", informa Nardyello.

As reuniões em Belo Horizonte e também em Brasília foram viabilizadas através da deputada estadual Cecília Ferramenta e do deputado federal Ivo José, ambos petistas, que também participaram.

Outro ponto levantado pelos vereadores diz respeito a uma exigência da Norma Complementar 18/2001, do Ministério dos Transportes, que disciplina que as empresas só poderiam incluir ou substituir, em cada viagem, apenas 4 passageiros na lista já autorizada pelo órgão conveniado. "Com a limitação as empresas acabam tendo transtorno na hora do embarque, uma vez que muitos passageiros só confirmam a viagem em cima da hora", ressaltou o vereador Guedes.

Pela Internet, a lista poderá ser preenchida pouco antes do momento da partida, acabando definitivamente, com o problema da listagem.

"Como fomos atendidos, ganham as empresas que não terão que se deslocar para conseguir a permissão ou autorização a cada viagem interestadual", afirma o vereador Pastor Antônio Carlos.

E Mais - O diretor da ANT, Noburu Ofugi ressaltou a importância do contato com os vereadores de Ipatinga e deputados da região. "Desde que assumimos a Agência, estamos estudando a Legislação de transportes em vigor e reavaliando o que de fato, vem prejudicando as empresas que trabalham dentro da legalidade. Com a solicitação de vocês, já poderemos solucionar um problema que certamente ajudará empresas de transportes de outras regiões do país",