Orçamento de 2007 é aprovado com emendas

Publicada em 22/12/2006 16:55

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o orçamento de 2007 para o município de Ipatinga, que está estimado em R$ 402 milhões, o que significa um aumento de receita de 6% em relação ao ano de 2005. Das 13 emendas apresentadas, três delas foram retiradas de pauta apedido de seus autores e as outras 10 aprovadas. As emendas de 1 a 4, de autoria do vereador Célio Aleixo (PPS), solicitam execução de obra de complementação asfáltica das Ruas Jordão e Ester, no Canaã; e realizar bloquetes das Ruas Genesaré, Caleb, Jericó, Simeão, Débora e David também no Canaã.

Construir uma praça no estacionamento entre a Avenida Gerasa com as ruas Siquém e Nazareno, no Bairro Canaã e ampliar a ciclovia que percorre os bairros Canaã e Betânia, e construir uma unidade de saúde no Bairro Vila Ipanema, foram às solicitações de Celim, todas aprovadas por unanimidade.

Já de autoria da vereadora Lene Teixeira (PT) as emendas 4, 5 e 6 solicitam a construção de uma capela velório no bairro Canaã; a construção de um guard rail (que oferece mais segurança aos veículos) em todo o trecho da Avenida Gerasa e desenvolver ações para implantação e o controle do uso e difusão de libras e de sua  tradução e interpretação, conforme lei número 10436, de 24 de abril de 2002 e o decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

Esta emenda teve 6 votos a favor e 5 contrários da bancada governista. O argumento do líder de Governo, vereador Nardyello Rocha (PMDB), foi que o valor apontado para execução da emenda sete é proveniente de uma área de extrema importância, já que a verba irá sair de campanhas educativas na área de comunicação social.

Já Lauro Botelho (PSDB), é autor da emenda que solicita a construção do Centro Preventivo Aquático no Bairro Retiro (Clube dos Pioneiros) para atender toda a comunidade da terceira idade e, por fim, de autoria do vereador Altair Vilar (PT), diagnosticar e monitorar a qualidade do ar em Ipatinga e construir e implementar Centros de convivência nos bairros das Águas e Esperança.

.A vereadora Rosângela Reis não pôde comparecer a reunião por estar em compromissos em Belo Horizonte, na Assembléia Legislativa, onde ocupará cargo de deputada estadual a partir de fevereiro.

Destino da Verba - A Secretaria de Educação será responsável por 16% do orçamento, o que significa R$ 65 milhões. Já as obras públicas deverão receber R$ 51 milhões, serviços urbanos e meio ambiente, R$ 40 milhões; ação social, R$ 10 milhões e esporte e lazer, R$ 6 milhões.