Início do conteúdo
Brasão da Câmara Municipal de Ipatinga

Lei Nº3725 de 14/09/2017


"Dispõe sobre a obrigatoriedade de casas de shows, eventos, boates, bares, restaurantes, padarias e estabelecimentos similares, que se utilizem de comanda eletrônica ou cartão, fornecerem comanda impressa que permita controle do consumo pelos clientes no Município de Ipatinga e dá outras providências."

O PREFEITO MUNICIPAL DE IPATINGA:

Faço saber que a Câmara Municipal de Ipatinga aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Ficam as casas de shows, eventos, boates, bares, restaurantes, padarias e estabelecimentos similares,que se utilizem de comanda eletrônica ou cartão, obrigados a fornecerem comanda impressa quando solicitado pelo cliente que permita ocontrole do consumo pelos mesmos.

Parágrafo único - A comanda impressa para controle do consumo a que se refere o caput será preenchida eassinada pelo funcionário do estabelecimento no momento do pedido, ficando de posse do cliente.

Art. 2º - A comanda impressa será utilizada unicamente com a finalidade de permitir o controle do consumopor parte do cliente e do estabelecimento, e não será considerada documento fiscal, devendo ser devolvida pelo cliente ao estabelecimentono momento da saída.

Art. 3º - Os estabelecimentos mencionados no artigo 1º deverão afixar cartazes em suas dependências, com oseguinte texto: "Estão disponíveis neste estabelecimento comandas impressas para o controle do consumo dos clientes, conforme legislação vigente".

Parágrafo único - O texto a que se refere o caput também deverá constar na 1ª página dos cardápios.

Art. 4º - Havendo divergência entre a comanda eletrônica ou cartão e a comanda impressa prevalecerá oconstante na via do cliente, desde que não haja rasuras.

Art. 5º - O descumprimento desta lei acarretará ao estabelecimento infrator a cominação de multa no valorde 10 UFPI (dez Unidades Fiscais Padrão do Município), podendo ser duplicada em caso de reincidência.

Parágrafo único - A continuidade no descumprimento desta lei mesmo após aplicação de multa por reincidência acarretará o imediato fechamento do estabelecimento.

Art. 6º - Fica concedido o prazo de 30 (trinta) dias, contado da data de publicação, para que casas de shows, eventos, boates, bares, restaurantes, padarias e estabelecimentos similares se adequem ao disposto nesta lei.

Art. 7º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Ipatinga, aos 14 de setembro de 2017.

Sebastião de Barros Quintão
PREFEITO MUNICIPAL

Autor(es)

Nardyello Rocha de Oliveira
Início do rodapé