Início do conteúdo
Brasão da Câmara Municipal de Ipatinga

Lei Nº1978 de 30/04/2003


"Dispõe sobre licenciamento especial para estacionamento de veículos automotores no Município de Ipatinga."

1 - ADIN Nº 344.005-4.00 - DECLARADA INCONSTITUCIONAL
O Presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, com fundamento no § 5º do artigo 211 do Regimento Interno, promulga a seguinte Lei nº 1.978, de 30 de abril de 2003.

Art. 1º - Os veículos automotores a serviço das empresas jornalísticas, com sede no Município de Ipatinga, ficam livres de restrições quanto ao estacionamento nas vias públicas, desde que devidamente licenciados pelo órgão competente do Poder Executivo.

§ 1º - O estacionamento será permitido pelo tempo máximo de 120 (cento e vinte) minutos.

§ 2º - Durante o tempo em que estiver estacionado, o veículo terá a sua sinalização de emergência acionada.

Art. 2º - A aplicação do disposto no caput do artigo anterior estará submetida à avaliação da autoridade de trânsito, que poderá impedir o estacionamento dos veículos licenciados em locais que ofereçam riscos à ordem e à segurança no trânsito.

Art. 3º - O Poder Executivo Municipal, por meio de seu órgão competente, expedirá selo adesivo e identificador, que será obrigatoriamente afixado no vidro dianteiro dos veículos por ele licenciados.

§ 1º - A confecção do selo adesivo identificador e a sua colocação no veículo a ser licenciado serão de responsabilidade do órgão municipal competente, que deverá cadastrá-lo, para possíveis averiguações e controle.

§ 2º - Fica o Poder Executivo autorizado a instituir taxa para o licenciamento dos veículos de que trata esta lei, com o objetivo de cobrir os custos de sua aplicação.

§ 3º - Cada empresa poderá cadastrar e licenciar no máximo 05 (cinco) veículos.

Art. 4º - Os veículos de que trata esta Lei portarão, obrigatoriamente, identificação externa em sua parte lateral, dianteira e traseira, explicitando o nome da empresa e a palavra legível REPORTAGEM ou IMPRENSA.

Parágrafo único - O veículo que estiver portando o selo de licenciamento, sem as adequações prescritas no caput do artigo anterior, perderá seu credenciamento, podendo a municipalidade aplicar uma pena de multa à empresa ou ao proprietário do veículo, no valor de um salário mínimo e, em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro, sucessivamente.

Art. 5º - Caberá ao Poder Executivo a regulamentação da presente Lei no prazo máximo de 90 (noventa) dias a contar da data de sua publicação.

Art. 6º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal de Ipatinga, 30 de abril de 2003.
Adelson Fernandes da Silva
PRESIDENTE

Autor(es)

Sebastião Ferreira Guedes
Início do rodapé