Proposição - Moção de Aplausos 08-05 Entrada na câmara em 13/04/2005

Tramites Data
Aprovado (a) 24/05/2005

Senhor Presidente.

Proponho aos Ilustres e Diletos colegas Vereadores, desta Casa Legislativa, MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento de Karol Josef Wojtyla, o Papa João Paulo II, ocorrido no Vaticano, no último dia 02 de abril.

Requeiro seja publicada a presente Moção na Impressa local, a afixação desta em local visível e de maior fluxo possível de pessoas que visitam este Poder e, ainda, o envio de cópia a todas as Paróquias dessa Arquidiocese e ao Bispo Diocesano da Região.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Ipatinga, 14 de abril de 2005.

Altair de Jesus Vilar Guimarães
VEREADOR

JUSTIFICATIVA: Karol Josef Wojtyla, o Papa João Paulo II, que faleceu dia 02 de abril do corrente ano, foi destaque em todos os cantos do mundo, por sua atuação em prol do fortalecimento da fé, defesa da paz e dos direitos humanos, sendo um referencial de inquestionável importância em decisões políticas, como a Queda do Comunismo.

A morte do Papa João Paulo II pôs fim a 26 anos do terceiro maior pontificado da Igreja Católica.

O Papa João Paulo II, anticomunista convicto, foi responsável pela maior aproximação da Igreja Católica de outras religiões e culturas, pediu perdão pela Inquisição, defendeu as liberdades individuais, criticou veementemente as injustiças e desigualdades sociais previstas pelo capitalismo.

Foi, também, marcante sua atuação na busca da paz no Oriente Médio, condenou atentados terroristas e criticou, com muita propriedade, a invasão liderada pelos americanos ao Iraque, classificando-a de "imoral e injusta".

Visitou mais de 100 (cem) países, e sua chegada era sempre aguardada com expectativa, pois era sempre recebido como uma esperança de mudança, em busca da conquista de direitos, liberdade, paz e justiça social.

No Brasil, esteve por três vezes, onde visitou Estados como Minas Gerais, Porto Alegre, São Paulo, região nordeste, e fez questão de visitar lugares mais pobres, como as favelas do Rio de Janeiro, onde fez a doação do "anel do Papa" a uma associação de bairro. Em todos os lugares por onde passou em nosso país, foi recebido por milhões de pessoas, que levaram imenso carinho, particular do povo brasileiro, ao sumo pontífice.

Tudo isto são apenas exemplos de homem que marcou para sempre a história, não só da Igreja, mas que influenciou de maneira positiva decisões mundiais que beneficiaram os povos de todas as nações.