Proposição - Moção de Aplausos 004/2006 Entrada na câmara em 20/02/2006

Moção de Aplausos à ACIAPI, pelos 40 anos de existência.

Autor(es): Célio Francisco Aleixo
Deliberação
Tramites Data
Aprovado (a) 21/03/2006

MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 04/2006

Senhor Presidente.

Proponho aos Ilustres e Diletos colegas Vereadores desta Casa Legislativa, MOÇÃO DE APLAUSOS a ACIAPI - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga, pelos seus 40 anos de existência, no próximo dia 21 de março de 2006.

Requeiro mais, seja publicada a presente Moção na Impressa local, a afixação desta em local visível e de maior fluxo possível de pessoas que visitam este Poder e ainda o envio de cópia àquela Associação.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Ipatinga, em 15 de março de 2006.

Célio Aleixo (Celim)
VEREADOR

JUSTIFICATIVA: A presente proposição justifica-se tendo em vista que a ACIAPI - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Prestação de Serviços de Ipatinga, onde na data de 21 de março de 2006, completará 40 anos de existência.

Associação nasceu dentro de um bar e teve como o seu primeiro Presidente o Ex- prefeito João Lamego Neto.

As discussões iniciais para a criação de uma Associação Comercial em Ipatinga começaram no final de 1965, por comerciantes que freqüentavam o antigo "Bar do Aníbal", que ficava localizado onde é hoje a Rua Belo Horizonte, próximo à Estação Rodoviária. O proprietário do estabelecimento, Aníbal José de Oliveira, foi um dos motivadores da idéia.

A primeira reunião oficial em torno da proposta foi realizada dia 21 de março de 1966, no Cine São José. Em três meses a entidade se organizou e, no dia 19 de junho do mesmo ano, elegeu a primeira diretoria, cujo Presidente era o farmacêutico João Lamego Neto, que depois se tornaria prefeito de Ipatinga.

Dos 43 associados pioneiros, hoje a Aciapi evoluiu para cerca de 1.300 filiados.

Atualmente, a Aciapi é considerada uma das melhores entidades no setor em todo país. O reconhecimento foi concedido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.

Na avaliação do presidente da entidade, esta implementou várias políticas que geraram o desenvolvimento de Ipatinga, como a chegada da energia elétrica e da telefonia, as quais foram discutidas dentro da entidade.

Destacou ainda que a trajetória da Aciapi teve dois momentos distintos. "A história da entidade é dividida em antes e depois da administração do ex-presidente Sebastião Gonçalves (já falecido e cujo nome é registrado na fachada da sede da associação). Ele possibilitou que a Aciapi tivesse um crescimento fenomenal".

Também o presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Ipatinga, ressaltou o trabalho conjunto realizado entre a entidade dirigida por ele e a Aciapi. "A CDL foi criada dentro da Aciapi e, desde o início, as duas instituições caminharam lado a lado". Na sua opinião, a Aciapi tem uma 'visão macro de Ipatinga e do Vale do Aço'.

Por tudo isto e muito mais que foi desenvolvido pela ACIAPI - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga, nada mais justo a singela homenagem prestada por este edil através desta Casa Legislativa, pela comemoração de seus 40 anos.