Proposição - Moção de Aplausos 13-05 Entrada na câmara em 19/04/2005

Tramites Data
Aprovado (a) 24/05/2005

Senhor Presidente.

Proponho ao ilustres pares da Câmara Municipal de Ipatinga MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento do Karol Wojtyla, o nosso querido Papa João Paulo II, ocorrido no dia 02 de abril de 2005.

Requeiro seja publicada a presente Moção na Impressa local, a afixação desta em local visível e de maior fluxo possível de pessoas que visitam este Poder e, ainda, o envio de cópia a todas as Paróquias dessa Arquidiocese e ao Bispo Diocesano da Região.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Ipatinga, 19 de abril de 2005.

Célio Francisco Aleixo
VEREADOR

JUSTIFICATIVA: O mundo deu Adeus a mais ilustre personalidade Católica mundial. O povo brasileiro, assim como o do mundo povo, sente com pesar esta perda tão dolorosa.

João Paulo II nasceu no dia 18 de maio de 1920, na pequena cidade Polonesa de Vadovice, a cerca de 50 quilômetros de Cracóvia. Era o segundo filho de Karol Wojtyla e Emília Kaczorowska e veio ao mundo durante a guerra do Polônia com a União Soviética. Foi eleito como Papa João II em 1978, no dia 16 de outubro.

Durante o período em que foi Papa, fez inúmeras viagens pelo mundo. Dentre os países visitados estão: Brasil, Argentina, Chile, Austrália.

Por ele ter ajudado o mundo inteiro e por ter feito inúmeras palestras e campanhas pela paz, foi chamado o Papa João de Deus. Ele nomeou mais de 100 cardeais no mundo todo. Esses cardeais seriam os primeiros a serem vistos para ser nomeados a Papa.

O Papa João Paulo II foi o primeiro Papa a visitar o Brasil. Esteve aqui pela primeira vez no ano de 1980. Em todos os paises em que ele visitava fazia um gesto de solidariedade de beijar o chão. No dia 30 de junho de 1980, quando o Papa veio ao Brasil, beijou o chão da Base aérea de Brasília, que logo depois foi retirado o cimento beijado para ser guardado e preservado.