Proposição - Moção de Aplausos 012/2006 Entrada na câmara em 17/08/2006

Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Sebastião Guedes Bicalho.

Autor(es): Dário Teixeira de Carvalho
MOÇÃO DE PESAR Nº 12/2006

Senhor Presidente.

Proponho aos ilustres pares da Câmara Municipal de Ipatinga MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento de SEBASTIÃO GUEDES BICALHO, ocorrido no dia 16 de julho de 2006, por ter sido, amigo, companheiro, pai, avô, conselheiro, que nunca mediu esforços na divisão de toda sua força, amor, carinho e solidariedade, formando uma soma incalculável de valores deixados ao povo de Ipatinga durante seus quarenta e sete anos de serviços prestados à nossa sociedade.

Requeiro seja publicada a presente Moção na Impressa local, a fixação desta em local visível e de maior fluxo possível de pessoas que visitam este Poder e, ainda, o envio de cópia a todos os seus familiares residentes no Município.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Ipatinga, 17 de agosto de 2006.

Dario Teixeira de Carvalho
VEREADOR

JUSTIFICATIVA: Ipatinga deu adeus a uma de suas mais ilustres personalidades, que 47 anos de sua vida passou em Ipatinga, dando a mão a quem precisava, sendo um exemplo de Cristão que muitos precisavam ser, conforme se pode ver do seu histórico de vida em anexo.

HISTÓRICO DE VIDA

NOME: SEBASTIÃO GUEDES BICALHO

Foi através dos ensinamentos de Jesus que o Sr. Sebastião tornou sólida como a casa construída sobre a rocha, a história de sua vida.
Nascido aos 19 de outubro de 1928, na cidade mineira de São Gonçalo do Rio Abaixo. Filho de Duílo Martins Guedes e Cassiana Bicalho Guedes. Desde jovem já carregava consigo os valores éticos e morais do que é ser um grande homem.
Casou com a conterrânea Maria Inês Lopes Bicalho, em abril de 1959.
Após ter constituído família viu a necessidade de buscar novos rumos, almejando dar tudo de melhor à sua família e Ipatinga teve a honra de recebe-lo, vindo para ficar e construir sua linda história de vida em dezembro de 1959.
Essa foi a terra para onde Deus o enviou, para que criasse seus onze filhos e compondo assim mais quarenta e sete anos de sua historia.
Chegando ao lugarejo pouco povoado e sem recursos, muitas foram as dificuldades vividas, as quais ele se sentia honrado em contá-las aos filhos, netos, genros e noras.
Persistente na coragem, alugou um ponto comercial na Rua do Comercio, hoje Av. 28 de Abril, onde trabalhava esperançoso e buscando o crescimento comercial da cidade.
Engajou-se no movimento religioso e com alegria, sem distinção em 47 anos de dedicação como Vicentino e transformou em uma rotina de vida as visitas aos asilos, creches e famílias carentes, sempre levando uma palavra de consolo aos desconsolados.
O Vicentino morador da Av. 28 de Abril a quem os necessitados se dirigiam com a certeza de serem acolhidos.
Amigo de coração aberto, sábio, sereno em suas palavras era sempre procurado pelos moradores da região para um conselho e uma tomada de decisão.
Com uma característica simples e humilde, conquistou inúmeros amigos pelos quais orava todos os dias.
Pai amigo, companheiro exemplar que com palavras de fé e amor por todos, desde cedo, também, ensinou a amar.
Foi grande também sua contribuição pela construção da Igreja Cristo Rei no Centro, onde esteve à frente de vários trabalhos da paróquia por longos anos até a sua partida.
Participou também ativamente da Fundação do Ipaminas Esporte Clube, da antiga Creche GAME Bairro Iguaçu.
Sebastião Guedes Bicalho participou com coragem e fé da emancipação de Ipatinga, enfim foi um dos pioneiros que soube conduzir sua história, deixando aos que conviveram com ele, os melhores exemplos de um bom cristão.