Proposição - Moção de Aplausos 016/2006 Entrada na câmara em 20/09/2006

Moção de Aplausos à CNBB e à OAB, pela parceria na Campanha de Combate à Corrupção, lançada no dia 03 de abril.

Autor(es): Célio Francisco Aleixo
MOÇÃO Nº 16/2006

Senhor Presidente.

Proponho aos ilustres pares desta Casa Legislativa MOÇÃO DE APLAUSOS à CNBB - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, e, em especial, ao Bispo Dom Lélis Lara, representante da Igreja Católica na Região, pela brilhante escolha do tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2006 - "FRATERNIDADE COM DEFICIÊNCIA" - e o lema "LEVANTA-TE, VEM PARA O MEIO".
Requeiro o envio da presente Moção à CNBB, ao Bispo Dom Lélis Lara, à Diocese e Pastorais da Região e a publicação desta na imprensa local.

Sala das Sessões, 22 de fevereiro de 2006.

Célio Francisco Aleixo (Celim)
VEREADOR

JUSTIFICATIVA: O tema da Campanha da Fraternidade de 2006 e seu respectivo lema foram elaborados por peritos pedagogos, sob a responsabilidade da CNBB, tendo como colaboradores grupos organizados de pessoas e entidades da sociedade, que apóiam os portadores de necessidades especiais.
Como é do conhecimento de todos, esses indivíduos são freqüentemente vítimas de preconceitos e discriminação, diante de uma sociedade que privilegia pessoas fortes e saudáveis, perfeitos, marginalizando e, inclusive, excluindo aqueles com menos chances de afirmarem-se sozinhos e competirem com os demais cidadãos.
A Campanha, tão bem definida pela CNBB, é de relevante interesse público e de grande alcance social, pois objetiva não só analisar as atitudes pouco fraternas em relação às pessoas com deficiência, como também ressaltar as soluções inadequadas que vêm sendo propostas para sua inclusão na sociedade, chamando a atenção para as situações discriminatórias a que são expostas e apresentando a história de suas lutas e conquistas ao longo dos anos. Importante também, porque conclama, através do lema "levanta-te, vem para o meio", a pessoa com deficiência a não se resignar diante de sua situação, isolando-se da sociedade, mas a assumir sua dignidade e a lutar pelos seus direitos.
Necessário também ressaltar a oportuna ocasião escolhida pela CNBB para invocar a Nação brasileira para a árdua realidade vivida pelos deficientes, levando-nos a refletir sobe o tema à luz do Evangelho, a tomada de consciência sobre seus direitos e, conseqüentemente, desencadear iniciativas públicas e privadas em prol de tão vulnerável e sofrida parcela da população.
Trata-se, portanto, de justa e merecida homenagem a ser prestada por esta Casa à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e ao Bispo Dom Lélis Lara, que sempre tão bem coordenou as Campanhas na nossa Região.