REUNIÃO FINAL DO 1º MANDATO DA 8ª LEGISLATURA - CÂMARA MIRIM ( COM VISITA GUIADA AO LEGISLATIVO) 12/12/2022 14:00
PLENARIO CÂMARA

Algumas das indicações apontadas pelos estudantes como importantes já foram executadas e outras estão sendo estudadas

Foi realizada a última reunião dos vereadores mirins do primeiro mandato da 8a Legislatura da Câmara Mirim. Na oportunidade, a Prefeitura de Ipatinga, por meio do Departamento de Assuntos Políticos, informou à Escola do Legislativo, que é o órgão responsável pela Escola, que todas as indicações apresentadas pelos vereadores mirins foram recebidas e “que estão tramitando da mesma forma e com a mesma seriedade que recebemos as indicações dos vereadores adultos”, disse o documento.

A servidora do departamento Ivani Firmino esteve pessoalmente com a diretora da Escola, Marli Teixeira, e parabenizou o trabalho da Câmara Mirim, ressaltando a importância de a Prefeitura ter esse retorno dos estudantes que, “muitas vezes têm o olhar diferenciado sobre coisas que podem ser melhorados na cidade”, disse.

Outro retorno positivo que obtivemos foi da Secretaria Municipal de Educação. “Também nos retornaram sobre as indicações feitas pelos estudantes na área de educação e três delas já foram atendidas parcialmente, sendo elas sobre oficinas de música, a obrigatoriedade de realização de palestras para os estudantes sobre assédio sexual, mental, físico e verbal na rede municipal de ensino”, disse a diretora da Escola Marli.

Segundo ela, a Secretaria de Educação ainda ressaltou sobre a indicação 08/22, que busca uma maior participação democrática dos alunos sobre as inovações na escola e que está trabalhando para que as indicações 05 e 12 ambas de 2022 sejam implementadas.

“É um retorno satisfatório e muito saudável, pois demonstra respeito entre os dois Poderes e ao projeto da Câmara Mirim. É satisfatório que esses alunos nos ajudem a melhorar a cidade, que participem efetivamente do processo legislativo para o qual foram eleitos e que exerçam a cidadania de forma mais direta”, disse a presidente da Escola, vereadora Cecília Ferramenta.

Nesta segunda-feira (12/12) ocorreu a última reunião dos vereadores de primeiro mandato da 8ª Legislatura e, nestes seis meses, eles aprovaram 4 projetos de lei, 01 de resolução, 18 indicações, e 3 moções. “Mas o aprendizado vai além disso. Nunca tínhamos pisado na Câmara e saímos com muito aprendizado, melhores como alunos e como pessoa”, disse a vereadora Adrielly Maria do Carmo.

Já Kauan Victor Faustino de Oliveira disse que já está buscando a participação, no ensino médio, de algum programa de jovem parlamentar “pois não quero sair da política e vou sentir muita saudade desses novos amigos mirins e do projeto como um todo”, contou o estudante.

A reunião contou com a presença de alguns alunos da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes e da Escola Municipal Professora Maria Conceição Pena Rocha, que visitaram a câmara para conhecer a instituição e assistiram a reunião da câmara mirim.

No final da reunião, o vice-presidente da Câmara Adiel Oliveira recebeu do Presidente da câmara mirim Pietro Sollano Cândido Dutra, todos os projetos que foram aprovados durante as sessões para que sejam analisados e porventura votados por todos os vereadores.

Foi uma reunião produtiva e muito emocionante por ser a despedida dessa turma que brilhou e honrou o mandato a eles concedido pelos alunos das escolas que participaram do último pleito.