Início do conteúdo

Lançamento Constituição em Miúdos



Lançamento Constituição em Miúdos 27/06/2019 14:00
Plenário Câmara Ipatinga


A Câmara de Ipatinga lançou na quinta-feira, dia 27/06/2019, o projeto Constituição em Miúdos.  

Trata-se de um programa que tem como objetivo ensinar sobre a Constituição Federal para alunos do município e abordar temas como as eleições, direitos e deveres dos cidadãos, entre outros. 

Com uma linguagem apropriada para crianças e adolescentes, a escritora Madu Macedo, autora dos Livros Constituição em Miúdos I, II e Cartilha de Atividades, estará no Legislativo de Ipatinga e explicará a dinâmica dos trabalhos desenvolvidos na Câmara Municipal de Pouso Alegre/MG com jovens da cidade, por meio da Escola do Legislativo.  

Nesta mesma data Madu Macedo participou, na Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã, no período da manhã, de uma oficina destinada aos coordenadores pedagógicos das escolas do município.

À tarde, a educadora esteve no plenário da Câmara para a apresentação do programa para a comunidade em geral.

Recentemente, a Escola do Legislativo de Pouso Alegre e a Câmara de Ipatinga assinaram convênios que permitem a cooperação técnica entre as duas Casas.

A partir daí, é que ficou agendada a vinda da escritora, que também é diretora da Escola do Legislativo pouso-alegrense.  

Após desenvolver o projeto Câmara Mirim e Câmara Jovem em Pouso Alegre, Madu Macedo viu que poderia expandir a discussão sobre política e cidadania com os estudantes para além dos limites da cidade, situada no sul de Minas. 

E assim surgiu a primeira versão da Constituição em Miúdos, com o apoio do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, também diretor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal.

Constituição em Miúdos - A primeira versão da obra foi impressa pelo Senado e reimpressa em vários estados, dando acesso ao seu conteúdo a milhões de crianças pelo país.

Em 2018, nas comemorações dos 30 anos da Constituição Federal, foi lançado pelo Senado Federal o livro Constituição em Miúdos II.

Para trabalhar a Constituição em Miúdos nas escolas municipais de Ipatinga, a Escola do Legislativo vai utilizar toda a experiência didática de Madu Macedo.

Serão realizadas diversas atividades com os estudantes, incluindo uma gincana. 

 

link's para baixar o arquivo digital (pdf) Constituição em Miúdos 2

                                                                   Constituição em Miúdos 1

                                                                   Cartilha Constituição em Miúdos

http://www.camaraipatinga.mg.gov.br/news/6047/camara-da-pontape-inicial-para-o-ensino-da-constituicao-federal-nas-escolas.html#

Início do rodapé