Alunos elegem representantes mirins na próxima semana

Publicada em 20/04/2022 17:24

Alunos elegem representantes mirins na próxima semana

Projeto Câmara Mirim faz parte da Escola do Legislativo de Ipatinga

Alunos das escolas da rede pública e privada de ensino do município votam nos próximos dias 25, 26 e 27 em seus representantes mirins que comporão a nova Legislatura da Câmara Mirim de Ipatinga. O projeto é de responsabilidade da Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga.

O projeto havia sido paralisado em virtude da pandemia do novo coronavírus e retorna agora em novo formato, após servidores da Câmara terem pesquisado exemplos de outras versões do programa educacional.

Segundo a presidente da Escola do Legislativo, vereadora Cecília Ferramenta (PT), “um dos objetivos do projeto é a promoção da educação cidadã. Alunos do 8º e 9º ano serão votados por seus colegas a partir do 6º ano do ensino fundamental. Esses eleitos farão parte de mandatos nos anos de 2022 e 2023 e irão, além de aprenderem sobre o processo legislativo em si, conhecer temas de relevância e apresentar propostas que podem se tornar leis”, disse a vereadora.

A Gerência de Informática da Casa Legislativa desenvolveu um sistema que possibilitará que o aluno vote em um computador na escola, o que irá proporcionar uma rápida apuração dos eleitos.

“Estamos felizes porque os alunos têm demonstrando grande empolgação em todo o processo, que envolve 34 escolas, com participação efetiva dos coordenadores, professores e da própria família”, frisou Cecília.

Mais – Em virtude da greve que envolve as escolas estaduais, a eleição dos alunos destas escolas será de 16 a 18 de maio.

Foto de destaque: vereadora Cecília Ferramenta, presidente da Escola do Legislativo.