Eleição mirim movimenta escolas em Ipatinga

Publicada em 26/04/2022 18:49

Eleição mirim movimenta escolas em Ipatinga

Nessa primeira etapa, mais de 6 mil alunos participam da votação; eleitos farão parte de mandatos nos anos de 2022 e 2023

A eleição mirim mudou a rotina de grande parte das escolas no município de Ipatinga, inclusive as particulares. Alunos a partir do 6º ano se organizam para votar nos candidatos que irão representá-los na Câmara Municipal de Ipatinga.

São três dias de votação - 25, 26 e 27 de abril. Os eleitos farão parte de mandatos nos anos de 2022 e 2023 e irão, além de aprenderem sobre o processo legislativo em si, conhecer temas de relevância e apresentar propostas que podem se tornar leis.

Somente estudantes do 8º e 9º ano podem se candidatar. Um deles é o jovem Michael Almeida. Aluno do 8º ano da Escola Municipal Zélia Duarte Passos, no Bethânia, ele disputa uma  vaga com mais três colegas. Se eleito, diz, irá se esforçar para melhorar a educação pública. “Meu objetivo não é somente representar minha escola, mas sim melhorar a educação como um todo.”

Sua oponente, a estudante Danielle de Souza do 9º ano, também da Escola Zélia Duarte Passos, já traçou um plano para sua vida. Ela quer se formar em Direito e ser juíza, mas, para isso, precisa adquirir experiência desde cedo, e a Câmara Mirim, segundo a jovem candidata, vem como uma boa oportunidade.

“Quero ser vereadora para conhecer o funcionamento da Câmara e ganhar conhecimento. Quando acabar meus estudos, e com a experiência como parlamentar na bagagem, terei mais confiança em seguir meu objetivo profissional.”

Não faltam candidatos com boas ideias. Na Escola Márcio Andrade Guerra, no Veneza, a estudante Maria Clara de Andrade (8º ano) pretende apresentar propostas para melhorar as aulas práticas. “Precisamos de mais kits para as aulas de Ciências. Outra proposta é buscar mais recursos para realização de passeios que estimulem o conhecimento."

Já Keyla Rodrigues de Freitas, aluna do 8º ano da Escola Municipal João Reis de Souza, quer engajar a comunidade a participar da vida escolar. “Pretendo melhorar a participação da população, com a promoção de festivais musicais, de dança, incentivando a convivência social.”

A presidente da Escola do Legislativo, órgão responsável pela Câmara Mirim, falou sobre a eleição. Cecília Ferramenta (PT) fez um balanço do pleito. “Estamos visitando as escolas e vimos o quanto os estudantes estão empolgados. A participação tem sido muito alta.”

A parlamentar elogiou o sistema elaborado pelo setor de Informática da Câmara, que desenvolveu um programa que reproduz com exatidão a urna eletrônica utilizada pela justiça eleitoral, inclusive o característico aviso sonoro ao fim da votação. Ainda segundo a vereadora, o projeto Câmara Mirim é uma oportunidade para semear a cidadania.

"A eleição mirim é uma forma formidável de desenvolvimento da educação cidadã. Com isso, estamos contribuindo para a formação da consciência política desses jovens estudantes.”

O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Toninho Felipe (Cidadania), destacou o retorno do projeto.

“Estamos felizes com a volta da Câmara Mirim após uma pausa por conta da pandemia. É um projeto de excelência que incentiva os alunos a participarem da vida política e contribuir para o município de Ipatinga.”

A secretária de educação do município, Patrícia Avelar, reforçou a importância da experiência política desde cedo.

“Os jovens estão tendo a oportunidade de conhecer e experimentar o valor de ser um vereador, adquirir conhecimento e uma preparação para uma vida adulta.”

Imagem em destaque: Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira